Estratégia Omnichannel: Aperfeiçoe a experiência de compra do cliente

fonte: Google

Omnichannel é uma estratégia que integra todos os canais de comunicação da empresa simultaneamente. Esse recurso é aplicado com o compartilhamento do mesmo diálogo em todo canal, resultando em um relacionamento aproximado entre consumidor e marca.

Para entender a expressão Omnichannel, ela é derivada de dois prefixos: ( no latim Omni significa inteiro, completo; no inglês a palavra Channel é traduzida por canal). Então em uma explicação bem simples, Omnichannel quer dizer todos os canais, porém de forma integrada, sem individualizá-las.

Essa estratégia permite abordagens interativas e conduz o consumidor a perceber que não há barreiras entre as modalidades físicas e digitais, pois as mídias estão todas convergindo entre si e complementando a comunicação da marca.

Implementar essa tendência tem se tornado cada vez mais comum e eficiente visto que o Omnichannel facilita o engajamento e satisfação do consumidor, dado sua capacidade de atendê-lo de forma personalizada no momento que ele deseja e em sua mídia disponível naquele momento.

Geralmente inicia-se a abordagem nas redes sociais ou demais plataformas digitais integrando à loja física, deve ser preservado a identidade visual e a mensagem da ação proposta pela empresa em todos os canais disponíveis para não confundir o comprador.

Algumas mudanças de abordagem em cada mídia pode ser implementada para cada canal, já que em cada mídia há um perfil de consumidor diferente; porém é importante cautela para não modificar a mensagem já planejada.

Para praticar a estratégia Omnichannel é preciso conectar todos os canais disponíveis da empresa com uma só comunicação, caso contrário se sua marca utiliza múltiplas mídias de forma desintegrada, você não aplica omnichannel.

Existem mais dois conceitos de marketing que podem confundir na hora de escolher qual é a melhor estratégia para sua empresa:

Um deles é o Multichannel, nessa técnica sempre é aplicada mais de um canal de vendas e nunca são interligados com a conexão de informações entre os funcionários, não é possível saber sobre as as compras e vendas de forma simultânea;

Um outro é o Crosschannel que é muito utilizado pelos consumidores. Essa estratégia é a integração de mais de um canal de vendas para a pesquisa e consulta sobre um serviço, produto, preço ou empresa fazendo buscas pela internet.

O crosschannel também significa quando o cliente realiza a compra em uma mídia digital, por exemplo, mas a retirada do produto é feita no ambiente físico como lojas, quiosques ou estandes.

Trabalhar com o omnichannel é colocar o cliente como o centro de sua estratégia, ele é o foco de sua empresa. É essencial conhecer detalhadamente sua persona, com isso fica mais assertivo o desempenho das melhores abordagens para a comunicação da sua ação.

Conhecer o público-alvo é um dos principais meios para fazer um trabalho ter sucesso. Com a obtenção de todas as informações suficientes do potencial consumidor, o gestor da estratégia precisa identificar o comportamento de compra, preferências, desejos e dores da persona.

O omnichannel é mais eficaz quando o tratamento com o público é o mesmo em todos os canais por meio de contato direto. Quando o relacionamento com o cliente é executado de forma engajada e pensada na aproximação com o público, o atendimento é mais eficiente.

A empresa já tem um relacionamento com o consumidor durante processos de vendas e pós-vendas realizados anteriormente, o que acarreta na retenção de dados importantes para o planejamento do melhor meio de abordar o cliente, quais formas de incitá-lo ao consumo e persuadí-lo a efetivar a compra.

A estratégia omnichannel é muito eficaz para o engajamento do consumidor, o que acarreta em uma potente repercussão principalmente nas plataformas digitais e com o auxilio do emprego de inbound marketing é uma incrível associação para o sucesso das vendas e o aumento de prospects e clientes fidelizados.

A gestão da empresa precisa ter cuidado com alguns obstáculos como falhas no acompanhamento dos departamentos da corporação, pois se houver descuido no monitoramento do negócio ou comportamento do consumidor, as definições de metas e estratégias podem tornarem-se ineficazes.

Um dos erros que alguns empreendedores cometem é dar importância em excesso apenas para o ambiente interno e não levando em consideração que omnichannel é focar e investir no cliente e satisfazê-lo igualmente online e offline.

Com visto nesse artigo, percebe-se que para praticar a estratégia omnichannel é importante ter estudar a jornada de compra do consumidor e ter o conhecimento exato da persona da empresa.

Os funcionários envolvidos no gerenciamento demandam ter capacidade de desenvolver as melhores soluções para o público-alvo e ter o pensamento voltado a esse público.

É importante ter investimento para tecnologias e pelo menos mais de uma mídia digital e sempre integrar essas plataformas ao ambiente externo. Tanto o interior quanto o exterior da corporação devem sempre ter a comunicação de marketing articuladas.

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